Trair ou não trair?

Imagem do Goggle
Estive conversando com um amigo meu a respeito da traição e esta conversa me rendeu muitas reflexões sobre o assunto...
Você já foi traído? Já traiu?
Falar sobre traição é ainda um tabu. As pessoas não querem se admitir como traídas ou como traidoras pelo medo de serem mal vistas a partir daí.
Eu nunca traí. Em compensação, já fui traída por inúmeras vezes, nos relacionamentos que tive.
Nunca traí não por ser errado, ou pelo medo de ser julgada. Não traí porque a  traição não combina comigo. Eu não saberia viver mais de uma situação ao mesmo tempo. Não saberia mentir, esconder esta traição, não ficaria bem comigo mesma. Acabaria me entregando.
Há pessoas, entretanto, que fazem isto sem maiores problemas. Acham até estimulante o risco, a sensação de perigo, o medo de ser descoberto...
Cada um sabe de si.
Sobre ser traída, confesso que é doloroso demais. Demais mesmo!
Misturam-se dentro da gente a raiva, o medo da perda, a vergonha, a sensação de ter falhado...
Mas, o que fazer quando se é traído?
Que atitude tomar?
Será que vale a pena continuar investindo em uma relação séria com alguém que não se realiza plenamente com você? Que age sem levar em conta o sofrimento que poderá  causar?
Será que vale a pena desistir de uma relação séria por um caso sem importância?
Repito: Cada um sabe de si.
Decidir continuar juntos e tocar em frente a relação pode ser mais difícil do que se possa imaginar. Cada atraso vira uma "fugida". Cada discussão traz a tona as velhas feridas. A cada beijo ou transa você se pergunta: será que com ela era assim que ele fazia?! Tudo se transforma em medo e dor. Não adianta fingir que será igual, porque esta relação nunca mais será a mesma. Alguma coisa se quebrou e, por melhor que seja a emenda, sempre será uma emenda...
Não consigo concordar com os que dizem que trair faz parte da natureza do homem. Que os homens traem por instinto... Acho que os homens usam desta desculpa para satisfazer seus desejos de conquista.  Acho, que a sociedade machista, cobra dos homens um papel de "macho-conquistador", onde os que não saem por aí distribuindo esperma são mal vistos ou considerados menos homens. Mas acho tudo isto uma enorme tolice. Homem que é homem não precisa provar nada para ninguém. Homem que é homem, sabe que agrada a uma mulher na cama e não precisa que ninguém mais saiba disto. Homem que é homem não tem que provar a sua virilidade para mais ninguém. Ele se garante!
Dizer que os homens traem por instinto é diminuir os homens, comparando-os aos demais animais, que agem desta forma. Ora! Não somos nós então os ANIMAIS RACIONAIS, aqueles que dominam a natureza por serem providos de razão e não apenas de instintos?
Instintos, vontades, necessidades, seja lá que nomes tenham a nossa atração pelo sexo, tudo isto a mulher também experimenta. O tesão não é uma qualidade masculina apenas.
O que difere o homem da mulher é que nós sabemos nos sentir atraídas por um homem no trabalho, na balada, na rua e levar todo este "fogo" para aquele que nos espera em casa. Verdade!
As mulheres aprenderam a se esconder embaixo desta  "quase santidade", porque assim lhes foi ensinado por anos e anos. Mas as mulheres são verdadeiros vulcões de sensualidade, de libido, de fantasias. Elas apenas guardam isto para os seus eleitos.
Sobre tudo o que eu pensei e também sobre o que eu já vivi, a respeito da traição, posso concluir que ela é fruto de dois únicos fatores:  imaturidade e insatisfação sexual.
Todos os motivos ou desculpas para uma traição caem sempre nestes dois fatores.
Há pessoas imaturas (mesmo aos 40 anos), que vão ter sempre que provar algo para si ou para os outros. Imaturas, por terem medo de assumir uma relação. Imaturas porque não sabem dizer o que querem na hora do sexo.... Imaturas porque dependem da opinião alheia...
A insatisfação sexual está diretamente ligada a imaturidade. O medo de se expor, de dizer do que gosta, do que sente vontade, o medo de inovar, de experimentar coisas novas, esta imaturidade sexual, acaba levando a insatisfação. Por medo de serem ridicularizadas ou mal entendidas, as pessoas acabam buscando satisfazer seus sonhos sexuais com estranhos.Isto é pura imaturidade!
Pessoas com poucas experiências sexuais, imaturas sexualmente, que se prendem a um relacionamento sério são bastante propensas a traição. A falta de parâmetros, de vivências para comparações fará falta em algum momento da relação. Como saber se o que eu vivo agora é o melhor que eu terei, se não vivi nada antes?
Acho que antes de assumir um casamento ou uma relação realmente séria as pessoas precisam viver, experimentar, não se comprometer logo de cara. Assim as chances de fazer a relação dar certo serão muito maiores e o risco de uma futura traição serão pequenos.
De qualquer maneira, com ou sem medos, dores ou sofrimentos, acho que viver a dois é muito bom! Dormir juntos, acordar juntos, rir juntos, dividir as angústias e os medos, construir juntos um futuro, tudo isto vale a pena!
Experimente!

(Elís Cândido/abril de 2011)

Um comentário:

  1. Bela reflexão Elís...sempre muito bom ler vc!

    bjos...dia lindinho pra vc!

    ResponderExcluir