Semana de Arte Moderna

     Por mais de uma vez, aqui no Chovendo Letras, expliquei a relação que vejo entre as palavras escritas e a arte. Ambas são uma forma de expressão. Através da Arte, seja na música, na pintura, na escultura, tenta-se repassar sentimentos que podem ser também transformados em palavras. A partir desta linha de pensamento, durante toda esta semana, destacarei aqui no blog pequenos posts em homenagem a Semana de Arte Moderna de 1922.
     A Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22 representou uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora da ruptura com o passado, pois a arte passou então da vanguarda, para o modernismo. O evento marcou época ao apresentar novas ideias e conceitos artísticos. Aconteceu nos dias 13,15 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal, em São Paulo. Cada dia da semana foi dedicado a um tema: respectivamente, pintura e escultura, poesia, literatura e música. (Fonte: Wikipédia)
     Hoje, dia 13 de fevereiro, escolhi algumas imagens de artistas que participaram do evento:
Catálogo do Evento - Di Cavalcanti

Antropofagia - Tarsila do Amaral

O Farol - Anitta Malfatti


Diana Caçadora - escultura de Victor Brecheret

     Como tudo o que é novo, as obras mostradas na abertura do evento não foram bem aceitas e os jornais do dia seguinte traziam duras críticas aos artistas. Mas isto é assunto para amanhã...
     



Nenhum comentário:

Postar um comentário