A importância das Palavras


Ontem assisti a um filme que realmente valeu à pena: "P.S. Y love You". O filme tem uma história bonita, uma boa fotografia e bons atores. Confesso que chorei... Os filmes, às vezes me fazem isto... Além da história que envolve a trama principal, o filme destaca um tema que muito me agrada: a importância das palavras. Depois da morte de Gerry, vitimado por um tumor cerebral,sua esposa continua recebendo cartas escritas por ele em sua fase terminal. As cartas são repletas de palavras de conforto, orientações e lembranças que fazem com que Holly, a viúva, consiga suportar a difícil perda do marido. Todas as cartas terminam com a seguinte declaração: P.S. te amo!
Ao longo da história, as lembranças dos momentos vividos, as imagens, cheiros e sabores vão se perdendo,restando somente as palavras escritas naquelas cartas. E é mesmo assim. As palavras são mágicas. Uma vez ditas, criam vida, tornam-se música para os nossos ouvidos, poemas de amor recitados, acusações, defesas...
O mundo se transformou após o advento da escrita, passamos a registrar os nossos hábitos e tradições, a construir o nosso acervo cultural, a dar forma e vida às nossas idéias e pensamentos. Tudo em função das palavras.
Então por que é tão difícil usá-las? Por que é tão difícil falar? Por que nos calamos? Por que passamos a vida com vontade de dizer coisas que nunca dizemos? Não é contraditório? Temos tanto medo, tanta dificuldade de fazer uso daquilo que mais nos difere dos outros animais que é a nossa racionalidade, a nossa inteligência, a nossa capacidade de expressar idéias e pensamentos... As palavras só existem se forem ditas. Então diga! Diga o que você pensa, o que você sente, o que você busca! Diga que você ama, que você sofre, que sente medo...
Não espere que o filme da sua vida chegue ao final para você lamentar por tudo o que gostaria de ter dito e não o fez. Use este dom que Deus lhe deu e comunique-se! Tenho certeza de que há alguem esperando te ouvir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário