13 de Maio


O dia de hoje não deve ser um dia comum. Deve ser um dia para reflexão e oração. Um dia especial. Foi em 13 de maio de 1888 que a princesa Izabel assinou a Lei Áurea, abolindo a escravidão em nosso país. Foi também nesta data que Nossa Senhora fez sua primeira aparição aos pastorinhos, na cidade de Fátima. Não estamos, pois, em um dia especial?!
É doloroso perceber que após 122 anos da Abolição, nosso povo não é livre. Após tantos anos, ainda estamos presos às mesmas correntes que nos prendiam naqueles tempos. Correntes da ignorância, do preconceito, da falta de compreensão, de irmandade. Precisamos nos libertar destas correntes e nos enxergar como realmente somos: somos todos frutos da miscigenação, da fusão das raças, da junção das cores. Não somos absolutamente brancos ou absolutamente negros. Somos uma mistura!
Correm em nosso sangue as raízes do povo africano lutador e guerreiro trazido para o nosso país. Corre o sangue dos índios, verdadeiros donos desta terra, humilhados e escondidos nos confins das últimas reservas. Corre o sangue do império e da burguesia. O sangue brasileiro é colorido! Não podemos negar as nossas origens.
É preciso fazer com que tanta luta e sofrimento tenha valido à pena. Que não tenha sido em vão. É preciso abolir a escravidão das nossas almas, nos tornarmos livres, iguais, irmãos.
Nossa Senhora, em sua aparição em Fátima pediu-nos para rezar. É preciso rezar. É preciso acreditar. É preciso não perder a fé e a esperança! É preciso enxergar os mais humildes como nossos iguais. É preciso partilhar sentimentos. Nossa Senhora não apareceu para crianças pobres por acaso. Seus corações puros eram um campo fértil onde ela pôde semear as suas palavras.
E os nossos corações? Se ressecaram? Transformaram-se em um deserto de onde nada mais se colhe?
Neste dia especial, vamos refletir, repensar nossas atitudes, rever nossos conceitos e tentar contribuir para a construção de um mundo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário