Ponderações - Natal


E já estamos no final do ano. Já é quase Natal! As propagandas na TV invadem as nossas casas com anúncios e mais anúncios que tentam nos motivar a comprar. E eu me deixo ser levada por elas. Todos os anos é assim. É um ciclo vicioso de tentações, vontades e culpas. Fico sempre com vontade de comprar coisas, de dar presentes, de melhorar a casa, de ficar mais bonita, uma roupa nova aqui, um sapato ali... Uma tentativa meio louca de reproduzir em casa as imagens bonitas, prósperas e felizes que a TV me vende diariamente. Mas a minha vida não repete exatamente estes padrões. Eu não tenho as mesmas condições financeiras. Então me angustio. Me sinto incapaz. Me questiono sobre o que tenho feito da minha vida. Por que não mudou nada desde o ano passado? Por que a história se repete? Com as dúvidas, vêm as respostas, a minha parcela de culpa é lançada na minha cara: o meu comodismo, a minha falta de preparo, as escolhas erradas que fiz... eles são fantasmas que irão cear comigo. E o tempo vai passando, os preparativos mais intensos, as propagandas continuam, as campanhas... Começo então e me questionar se o Natal é apenas isto. Será isto o Natal? Percebo que estou me perdendo. Que não são estes os conceitos corretos. Que o Natal se faz com partilha, com fé, com alegria no coração, com a certeza de que estamos todos juntos e por isto estamos todos bem. Vejo que o importante no Natal é a minha família. São os meus filhos ao meu lado. O som dos sorrisos e da alegria nas casas vizinhas. Os telefonemas de congratulações, os e-mails carregados de emoção... E a magia acontece mais uma vez! E eu entendo que o Natal é exatamente isto: MAGIA! É amar! É acreditar! E, como todos os anos acontece, eu tenho um Natal feliz!!! 
Que esta magia se repita! Que todos possamos ter um Natal próspero e feliz, cheio de alegrias, muita paz e ao lado daqueles a quem amamos!!!

(Elís Cândido/novembro de 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário