Do que você tem medo?

Edvard Münch
O GRITO

Do que você tem medo? Quais os seus maiores pavores? O que tira o seu sono?
Tenho plena convicção de que os nossos maiores medos dizem exatamente quem somos. Ninguém tem medo de perder aquilo o que não preza, o que não tem significado ou importância. Tememos, ao contrário, ficar sem o que nos completa, nos torna aquilo o que somos, ou achamos ser.
Qual será o motivo que levou Jesus Cristo, quando crucificado, a dizer "Pai, porque me abandonaste?!" Acho que, naquele momento, Ele teve medo. Em momento algum Ele teve medo da dor, do sofrimento, das humilhações, do abandono... Mas, naquele momento, creio que Ele teve medo de não conseguir cumprir a sua missão. Ele veio ao mundo para nos mostrar o caminho. Para dizer que somos filhos de Deus, que Ele era filho de Deus, sua imagem e semelhança. Veio para nos mostrar que nosso Pai nos ama e nos quer junto dEle... Como mostrar tudo isto se, naquele momento, também Jesus sentiu-se abandonado pelo Pai? Então Ele temeu. Não por si. Mas por nós. Pelo que seria de nós se Ele fraquejasse...
Os medos mostram o que mais valorizamos em nossas vidas.
Assim, quem ama o dinheiro teme a pobreza. Quem ama a beleza teme envelhecer. Quem ama a fama teme o anonimato. Quem não se ama teme a solidão. Quem tem medo da morte não tem certeza de ter sido bom o bastante nesta vida e de ter que responder pelos erros que cometeu...
Descobrir ou perceber quais os nossos maiores temores talvez seja então o melhor meio de nos auto-avaliarmos. De ver quem realmente somos. E de repensar nossos valores.
Será que não damos demasiado valor a coisas vazias e sem real importância? Será que estamos andando pelos caminhos certos? 
Talvez valha a pena perguntar: Do que você tem medo?

(Elís Cândido/março de 2011)




Nenhum comentário:

Postar um comentário