O que é Política?


Afinal, o que é Política?
Muitos filósofos já pensaram e repensaram sobre a questão. Aristóteles afirmava que "o homem é um animal político." Hobbes dizia que Política "consiste nos meios adequados à obtenção de qualquer vantagem." Para Maquiavel, o pai da Ciência Política, ela é "a arte de conquistar, manter e exercer o poder, o governo." E para nós, pessoas simples, que vivemos longe das Assembléias e das grandes mesas redondas onde todas as questões são discutidas, onde nosso futuro é decidido sem que sequer o saibamos. Para nós o que é Política?
Podemos não ter a resposta mais culta, mas nossa vivência nos ensinou que Política é uma ferramenta de manutenção e de execução do poder. Ela existe e se define em função do poder. Poder este exercido sobre os outros seres de uma mesma espécie; do homem sobre outros homens. 
Existem várias outras formas de poder: o poder de uma espécie sobre a outra; o poder do mais forte sobre o mais fraco; o poder ideológico, onde uma pessoa investida de autoridade influencia as demais; o poder econômico, onde aquele que detém certos bens controla os que não os possuem... Mas de todas as formas de poder e de controle, a Política é, sem dúvida, uma das formas mais encantadoras e perigosas, ao mesmo tempo.
A batalha travada durante uma campanha eleitoral, onde interesses semelhantes ou difusos levam a lutas entre Partidos Políticos, é um espetáculo que vale à pena ser acompanhado. Alianças e inimigos são declarados. Palavras de acusação e defesa são lançadas aos quatro cantos. Ânimos afloram... Num nível maior de confronto Político, guerras podem ser declaradas, tudo em nome do poder.
Os antigos filósofos e pensadores ficariam abismados se vivenciassem nossa realidade atual, se conhecessem aquilo a que chamamos "POLÍTICOS". A conceituação moderna, onde Política é a ciência moral normativa do governo da sociedade civil deveria ser revista... Afinal, onde tem andado a moral nestas nossas governanças? Nunca se falou tanto em ética e nunca tivemos tanta falta de ética no meio político...A profissão do Político, que deveria ser a mais importante de todas, já que esta pessoa, imbuída do poder de governar, é quem decide sobre a vida de toda uma cidade, estado ou nação, tem-se tornado a mais vexatória de todas. Alvos de escândalos de corrupção e de uso indevido do bem público, nossos políticos nos envergonham a cada dia e nos levam a uma situação tão deprimente, que exercer nosso direito de votar tornou-se um fardo. Como escolher alguém num meio tão sujo, tão comprometido? Como acreditar que ainda haja pessoas interessadas em fazer a verdadeira Política, baseada no bem-estar do povo, na organização social, na manutenção da ordem e na busca do progresso e da qualidade de vida?
Com a chegada das eleições, vamos ser chamados à responsabilidade. Vamos ter que colocar nossa opinião nas urnas e apontar o destino que queremos para nossa gente; tarefa árdua, mas da qual não temos como escapar.
Quem sabe, se conseguirmos escolher bem nossos representantes, no futuro não tenhamos mais tanta dificuldade ao responder a uma pergunta tão simples como a que deu nome a este texto. 

(Elís Cândido/junho de 2012)

Um comentário:

  1. Cara Elis, conheci o seu blog através do "Blogueiros que Pensam" e amei o seu estilo simples mas contundente nos pensamentos e opiniões, como essa a respeito da política. Ainda teremos que aprender muito a respeito da democracia e poder que cada cidadão tem de mudar a sua vida através do voto. Acho que para isso precisaríamos de um grau maior de consciência de cidadania que só a educação pode oferecer. Espero viver para ver a nossa sociedade avançar. Beijos

    ResponderExcluir