O que é Política?


Afinal, o que é Política?
Muitos filósofos já pensaram e repensaram sobre a questão. Aristóteles afirmava que "o homem é um animal político." Hobbes dizia que Política "consiste nos meios adequados à obtenção de qualquer vantagem." Para Maquiavel, o pai da Ciência Política, ela é "a arte de conquistar, manter e exercer o poder, o governo." E para nós, pessoas simples, que vivemos longe das Assembléias e das grandes mesas redondas onde todas as questões são discutidas, onde nosso futuro é decidido sem que sequer o saibamos. Para nós o que é Política?
Podemos não ter a resposta mais culta, mas nossa vivência nos ensinou que Política é uma ferramenta de manutenção e de execução do poder. Ela existe e se define em função do poder. Poder este exercido sobre os outros seres de uma mesma espécie; do homem sobre outros homens. 
Existem várias outras formas de poder: o poder de uma espécie sobre a outra; o poder do mais forte sobre o mais fraco; o poder ideológico, onde uma pessoa investida de autoridade influencia as demais; o poder econômico, onde aquele que detém certos bens controla os que não os possuem... Mas de todas as formas de poder e de controle, a Política é, sem dúvida, uma das formas mais encantadoras e perigosas, ao mesmo tempo.
A batalha travada durante uma campanha eleitoral, onde interesses semelhantes ou difusos levam a lutas entre Partidos Políticos, é um espetáculo que vale à pena ser acompanhado. Alianças e inimigos são declarados. Palavras de acusação e defesa são lançadas aos quatro cantos. Ânimos afloram... Num nível maior de confronto Político, guerras podem ser declaradas, tudo em nome do poder.
Os antigos filósofos e pensadores ficariam abismados se vivenciassem nossa realidade atual, se conhecessem aquilo a que chamamos "POLÍTICOS". A conceituação moderna, onde Política é a ciência moral normativa do governo da sociedade civil deveria ser revista... Afinal, onde tem andado a moral nestas nossas governanças? Nunca se falou tanto em ética e nunca tivemos tanta falta de ética no meio político...A profissão do Político, que deveria ser a mais importante de todas, já que esta pessoa, imbuída do poder de governar, é quem decide sobre a vida de toda uma cidade, estado ou nação, tem-se tornado a mais vexatória de todas. Alvos de escândalos de corrupção e de uso indevido do bem público, nossos políticos nos envergonham a cada dia e nos levam a uma situação tão deprimente, que exercer nosso direito de votar tornou-se um fardo. Como escolher alguém num meio tão sujo, tão comprometido? Como acreditar que ainda haja pessoas interessadas em fazer a verdadeira Política, baseada no bem-estar do povo, na organização social, na manutenção da ordem e na busca do progresso e da qualidade de vida?
Com a chegada das eleições, vamos ser chamados à responsabilidade. Vamos ter que colocar nossa opinião nas urnas e apontar o destino que queremos para nossa gente; tarefa árdua, mas da qual não temos como escapar.
Quem sabe, se conseguirmos escolher bem nossos representantes, no futuro não tenhamos mais tanta dificuldade ao responder a uma pergunta tão simples como a que deu nome a este texto. 

(Elís Cândido/junho de 2012)

Esterco


Sinto que a vida me sufoca!
Por mais que eu corra ou que eu tente me safar, ela sempre me alcança!
Suas artimanhas são como garras enormes, que me tomam de assalto.
Não tenho como escapar...
Passadas as tempestades, o que resta de mim é o bagaço.
Não me reconheço mais!
Não tenho essência. Não tenho vontades. Não tenho ânimo.
Não há nada mais.
Sou como as sobras de uma laranja espremida, da qual não cairá gota alguma...
Para que sirvo então?
Me transformarei em adubo. Num amontoado de restos que servem apenas como incentivo ao crescimento alheio.
Eu mesma não crescerei mais.
Vou ficar aqui.
Observando a paisagem que se forma ao meu redor.

(Elís Cândido/ junho de 2012)

Meu Eu


Entre nós não há segredos
O que eu sei
você também o sabe
Pensamentos
Sentimentos
Sofrimentos

Você habita em mim
e o meu ser está em ti
Somos um
Metade e inteiro

Almas gêmeas
que se fundem
se confundem
se completam

Meu eu
amor eterno
razão maior do meu viver
extensão de todo o meu ser.

(Elís Cândido/junho de 2012)
.