Frases e Pensamentos...


"Sonhos são passeios furtivos da alma..."

(Elís Cândido)

Caçada















Hoje vou à caça
Sou a loba
A leoa
Mergulho na noite
Sem medo
Tenho pressa
Tenho fome
Eu vou só
Nego a matilha

De longe
Espreito a caça
Escolho
E ataco
Com um pulo certeiro
Contra o qual
Não há defesa

A presa
Lança seu último olhar
De desespero...
Mas não me importo
Não me comovo
Inabalável.

Sou o predador
Aprendi com as caçadas
A ser fria
Implacável.
Minha fome é meu mestre.
A presa,
esta nada aprende com a caçada...
É sua única e derradeira experiência.

(Elís Cândido, junho de 2011)

Acasos...

Por acaso, você acredita em acaso? Ou você acha que as coincidências não existem e que tudo o que vivemos é parte de uma história já escrita?
Quando as coisas fogem ao seu controle, as situações se tornam complicadas demais, você tende a culpar o destino, a Deus, ou assume que você pode ter errado no caminho, nas escolhas, nas estratégias...
Acho que pensar que nossa vida é uma página já preenchida é viver sem emoção, sem entusiasmo, sem riscos. Os riscos podem até assustar, mas eles são uma parte importante do processo de crescimento, de amadurecimento, de aprendizado dos seres humanos. O conformismo, ao contrário, nos leva à estagnação, a uma morosidade que torna viver uma coisa sem graça, sem emoção. E isso não é viver: é passar pela vida.
Acredito que a religiosidade deva sim fazer parte da vida de cada um de nós. Que devemos crer e exercitar esta crença, seja ela qual for, todos os dias de nossas vidas, nos guiando e amparando naquilo que nos faz inteiros, que nos preenche a alma, na nossa fé. Mas isto não significa que tenhamos que depositar nesta crença, neste Deus, todas as culpas e responsabilidades. Não! Temos que tomar as rédeas das nossas vidas e guiar os nossos passos segundo nossas convicções e ensinamentos e tirar proveito das oportunidades que batem à nossa porta. Temos que buscar a felicidade a todo custo. 
Se a felicidade está no seu trabalho, na sua casa, em um amor, em ajudar ao próximo, isto cada um vai descobrir por si mesmo, a partir das experiências vividas, dos erros e acertos. A borboleta jamais sentiria o prazer de voar se não tivesse acreditado que poderia se fazer alada... se não tivesse corrido o risco e se lançado aos ventos. É preciso abandonar o calor e o conforto do casulo para descobrir o que a vida pode nos oferecer a mais!
Então, respire fundo, tenha coragem e saia do casulo! Vá à luta e construa você mesmo o seu futuro!
E não será por acaso que você vai ver que valeu à pena!

(Elís Cândido/junho de 2011)

Portas

Imagem do Google
São grandes,
ou pequenas,
largas,
ou estreitas.

Velhas,
ou novas,
silenciosas,
que rangem.

Elas abrem
ou fecham,
libertam
ou aprisionam.

Levam aos sonhos
e as pesadelos,
à luz
ou as trevas.

São o início 
e o fim.
Chegada
e partida.

Portas,
são o que você quiser que sejam...

(Elís Cândido/junho de 2011)


Relacionamento ou Convivência?

Quando ficamos em um mesmo relacionamento por muitos anos, somos empurrados contra a parede por uma coisa chamada ROTINA. Muitos casais costumam culpar a rotina como a maior causadora de desentendimentos e de separações. O que acontece, na maioria das vezes, é que vamos deixando para trás o encanto e a sedução que nos acompanham nos primeiros tempos do relacionamento. Então, em alguns anos, já não há mais mistérios, já não há mais segredos, já nos moldamos um no outro de tal forma que passamos quase a coexistir. As mulheres costumam ir gradativamente abrindo mão das amizades, dos momentos de individualidade, dos sonhos, da carreira... Tudo em nome da família ou do relacionamento. De repente já não somos mais nós mesmas! Somos uma outra pessoa, encapsulada sob a forma de esposa, companheira, mãe... Esquecemos de quem somos.
O que acontece quando a gente acorda, depois de muitos anos ao lado de alguém a quem amamos e percebemos que este alguém já não é mais aquela pessoa por quem nos apaixonamos? Você se pergunta em que parte do caminho ele se transformou e sequer observa que você também já não é mais a mesma... É neste momento que surgem as cobranças, as discussões, os distanciamentos, a separação. É como se, a cada dia vivido, construíssemos uma pequena parede, onde vamos colocando diariamente mais um tijolo, e outro, e outro... até que um dia olhamos para frente e já não conseguimos mais enxergar o outro. Ele ficou do outro lado do muro. De um muro que nós mesmos construímos. Sem perceber nos distanciamos aos poucos... 
O que antes era um relacionamento amoroso transformou-se apenas em convivência. Dormimos juntos, acordamos juntos, almoçamos e jantamos juntos, mas não dividimos mais, não compartilhamos mais, não sonhamos mais juntos... Convivemos apenas. E conviver é muito fácil. Todos convivemos. 
Somos obrigados diariamente a conviver com os colegas de escola, do trabalho, com a multidão nas ruas, com os vizinhos com os quais muitas vezes nem simpatizamos... Conviver qualquer um consegue. Difícil é se relacionar!
Nas relações afetivas há a necessidade constante da reflexão, da ponderação, da condescendência... Uma parte sempre vai ter que relevar ou repensar uma postura ou outra, pelo bem da relação. E isto não é fácil! Nós queremos estar certos sempre. Queremos ser os vencedores sempre! Mas vencer nem sempre significa ganhar a batalha. Às vezes vencer vai significar reconhecer o erro e aceitar a derrota, pelo bem dos sentimentos envolvidos. Pelo bem da relação.
Então, vamos refletir se o que temos hoje é uma relação afetiva ou se estamos apenas convivendo com alguém. Se há ainda uma chama de amor e de paixão acesa, nos empurrando para um futuro ao lado desta pessoa a quem já conhecemos tão bem... E, caso seja esta a conclusão, vamos alimentar esta chama com uma dose extra de sorrisos, de descontração, vamos procurar nos interessar mais sobre os interesses um do outro, vamos reaprender a amar como quando estávamos lá no começo... Vamos nos entregar!!

 
(Elís Cândido/junho de 2011)

Frases e Pensamentos...

""Meus livros são água; aqueles dos grandes gênios são vinho, mas todos bebem água."

[ Mark Twain ]

Perdão


Eu te perdoei.
A cada erro teu
eu soube compreender.
A cada deslize
eu soube te reeguer.
A cada queda 
eu te dei a mão.
E te perdoei.

Mas você sempre errava.
Os mesmos erros,
tão velhos e tão surrados.
Tão íntimos
desta nossa intimidade...
E ainda assim eu te perdoava.

Perdoei os atrasos
E as vezes em que me magoou
Perdoei as mentiras
E as noites em que não voltou...
Eu sempre consegui te perdoar.

Hoje,
eu peço que me perdoe.
Mas dentro de mim há um vazio,
onde nada mais pode habitar.
Nem o meu amor de antes.
Nem os meus desejos.
Nem o meu perdão...

Me perdoe.
Se acha que vou errar,
mas estou de partida.
Já não sei mais perdoar...

(Elís Cândido/junho de 2011)

Meus Versos Ainda São Teus

Imagem retirada do blog Varandas Azuis
















O tempo galopa feito ventania
Dispersando toda a magia

Mesmo assim, meus versos ainda são teus...

Os dias voam e as horas escoam
Pelos ralos da desilusão

Mesmo assim, meus versos ainda são teus...

A vida se tinge de cinza
E os sonhos jazem no chão

E mesmo assim, meus versos ainda continuam sendo teus...


(postado por Nuti no blog Varandas Azuis)

Frases e Pensamentos...



"Choramos ao nascer porque chegamos a este imenso cenário de dementes."

William Shakespeare