A Despedida


Eu também já estou indo. É chegado o tempo da partida. Não há nada mais que me obrigue a ficar. As crianças estão crescidas, a casa organizada, as plantas com boas raízes... Tudo parece caminhar muito bem sem mim. Na verdade, às vezes, acho mesmo que até atrapalho! Os meus passos lentos pela casa, a memória um pouco curta, as mesmas frases repetidas tantas vezes...
Neste dia-a-dia tão igual, tento achar alguma coisa para a qual eu seja importante, mas sei que é difícil. Até mesmo a cozinha, lugar onde eu era  soberana, já não me pertence mais. Dei lugar aos eletrodomésticos sofisticados, que fazem tudo o que eu fazia no apertar de um botão! As comidas congeladas, os temperos prontos, os sucos na caixinha... Não sou útil para espremer uma laranja!
Os meninos até que tentam conversar, mas não sou tão moderninha... Não entendo seus computadores, seus videogames, seus aparelhinhos de ouvir músicas, tudo tão pequeno que tenho medo até de tocar!
Sinto falta do meu tempo. Das minhas panelas, dos meus afazeres, meus bichos no quintal, minhas plantas no jardim, a vizinhança papeando no portão no fim da tarde... Sinto falta de um tempo que não vai mais voltar. De uma realidade que era apenas minha e que se perdeu entre os ponteiros dos relógios. Sinto falta do meu amor, amor e companhia de uma vida inteira!
Então, por mais que eu esteja bem com vocês, sinto que meu lugar não é aqui. Sinto que não há lugar para mim. Em lugar algum. De parte alguma. Eu já não pertenço a este tempo. Neste caso, devo ir.
Portanto, não há motivos para tristezas. Não há porque chorar! Vou me encontrar comigo mesma. Vou estar no lugar certo. Vou estar bem.
Só não vou mais estar aqui.

Abraços a todos os que ainda ficam. 

(Elís Cândido/novembro de 2011)

4 comentários:

  1. Se despedindo, como assim?

    Justo agora que vim até esse encanto de espaço, vc está indo, pode voltar aqui é o seu lugar.

    Obrigada pela companhia.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  2. Um dia todos teremos de partir. Não fica cá ninguém.
    Gostei de ler o teu texto que, espero, não passe de ficção. Tens muito tempo para te encontrares contigo mesma...

    Abraço

    Runa

    ResponderExcluir
  3. Tua inspiração é linda, um texto maravilhoso, porém triste demais Elis...nossa, calou fundo em mim. Espero de coração que seja só exercício poético! abraços e obrigada por tua presença sempre tão carinhosa em minhas varandas!

    ResponderExcluir
  4. "As coisas boas da vida.
    Estão em doces momentos
    Regados a sentimentos
    De emoção e alegria
    Que seu fim de semana
    Seja lindo, verdadeiro,
    Repetindo por inteiro
    As emoções de cada dia".

    beijooo.

    ResponderExcluir