Desabafo!


Vergonha! Posso dizer que é isto o que sinto dos meus semelhantes. Vergonha. Acho que eles não são meus semelhantes. Me recuso a ser parecida com este tipo de gente. Não me considero uma pessoa especial, uma alma pura, mas, certamente, igual a eles eu não sou!
Algumas pessoas conseguem ser indiferentes aos maus tratos para com os animais. Eu não consigo.  Esta crueldade me causa náuseas. Como ferir alguém que não sabe, ou não pode se defender?! Como abandonar um animal à sua própria sorte, após anos e anos de convívio?!
No jornal de hoje pude ler uma notícia de um cachorro que foi enterrado vivo, na África. A justificativa, se é que se possa chamar assim, foi de que ele fazia muito barulho e atrapalhava as aulas da escola que ficava ao lado. Se fosse uma criança chorona ela teria sido enterrada também? Se fosse um jovem com uma carro barulhento ele seria enterrado também? Nada justifica uma atrocidade destas! Estas pessoas não podem ser consideradas humanas, normais. Precisamos punir comportamentos como este. Estas pessoas é que são os irracionais, os animais. 
Me entristeço ao perceber que faço parte de uma minoria que se preocupa com os animais. Muitas vezes sou ridicularizada por isto. Não me importa!
Fica aqui o desabafo de uma pessoa que sofre, que chora e que se revolta ao presenciar atitudes como esta. Sei que não vou poder evitar que todos os animais do mundo sofram, ou que mais situações assim ocorram, mas fica aqui o apelo a todos os que se importam, para que não se deixem calar frente à injustiças como esta, para que intervenham e denunciem os maus tratos aos animais. É o mínimo que podemos fazer, mas já significa muito, significa dar o primeiro passo rumo à garantia dos direitos destes animais!

(Elís Cândido/outubro de 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário